Que Dia é Hoje?

23/10/1946
A Assembleia Geral das Nações Unidas se reúne pela primeira vez, em Nova York

Organização das Nações Unidas (ONU), organização internacional estabelecida imediatamente após a II Guerra Mundial, em substituição a Liga das Nações. Em 1945, quando a ONU foi fundada, havia 51 membros. Agora, as Nações Unidas possuem 191 membros.

Os principais órgãos da Organização são a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado. Há também os órgãos que funcionam como Agências Especializadas da ONU: Organização de Alimentação e Agricultura, Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento, Organização Internacional de Aviação Civil, Organização Internacional do Trabalho, Fundo Monetário Internacional, Organização Mundial de Saúde, entre outras.

A Assembleia Geral foi projetada para ser um corpo de deliberativo, negociando principalmente com questões políticas, sociais ou de caráter econômico. O principal objetivo do Conselho de Segurança é conservar paz. O conselho possui 15 membros, sendo que apenas cinco - China, França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Rússia - são permanente e tem direito ao veto. Os outros dez membros, não permanentes, são eleitos e ficam no Conselho por dois anos. Normalmente, há cinco membros não permanentes africanos e de países asiático, um da Europa Oriental, dois da América Latina e dois da Europa Ocidental.

Os idiomas oficiais da ONU são árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol. O nome Organização das Nações Unidas, dado pelo presidente Franklin Roosevelt em 1941, para descrever os países que lutavam contra o Eixo, foi empregado oficialmente pela primeira vez em 1 de janeiro de 1942, quando 26 países participaram da Declaração pela Organização das Nações Unidas, prometendo continuar seus esforços em conjunto pela paz. O alvará da ONU foi assinado em no dia 26 junho de 1945 e ratificado em 24 Outubro.

A Assembleia Geral se reuniu pela primeira vez em Londres, no dia 10 de janeiro de 1946. Em dezembro, a Assembleia Geral aceitou os 8,5 milhões de dólares de John Rockefeller Jr. destinados à compra de um terreno na cidade de Nova Iorque, para ser a sede da organização. Os edifícios principais ficaram prontos em 1952.