Que Dia é Hoje?

1/8/1936
Adolf Hitler dirige a abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim

Adolf Hitler (1889 - 1945), fundador e líder do Nacional Socialismo (Nazismo) e ditador alemão. Em 1913, mudou-se para Munique e com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, juntou-se ao exército bávaro. A guerra despertou em Hitler um extremo nacionalismo e ele culpou a traição dos judeus e os marxistas pela derrota alemã.

Ao retornar a Munique, juntou-se a outros nacionalistas no Partido dos Trabalhadores. Em 1920, o grupo foi renomeado Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores ou Partido Nazista. Em 1921, Hitler tornou-se presidente do partido. Ele organizou um grupo paramilitar e ganhou o apoio de nacionalistas como o Marechal Ludendorff. Em novembro de 1923, Hitler tentou tomar o poder do governo da Baviera no que ficou conhecido como o "Putsch da cervejaria". O golpe fracassou e Hitler foi condenado a cinco anos na fortaleza de Landsberg, onde ficou apenas nove meses. O Putsch fez Hitler conhecido em toda a Alemanha.

Na prisão, ele ditou a Rudolf Hess o Mein Kampf (minha luta), recheado com anti-semitismo e estratégia de dominação. O livro tornou-se a bíblia do Nacional Socialismo. Com a crise de 1929, o Partido ganhou o apoio das massas. Hitler ganhou o apoio de banqueiros e industriais com seu anticomunismo e promessas de controle dos sindicatos. Após conseguir cidadania alemã, ele concorreu nas eleições presidenciais de 1932, perdendo para o popular Paul von Hindenburg.

Quando os nazistas foram eleitos o maior partido do Reichstag, Hindenburg ofereceu a Hitler um cargo em seu gabinete. Hitler foi indicado Chanceler de uma coalizão governamental, em janeiro de 1933. Em 27 fevereiro de 1933, o Reichstag pegou fogo e os nazistas colocaram a culpa nos comunistas, que logo tiveram seus escritórios fechados e seus principais líderes presos. Com isso, os nazistas ganharam a maioria dos assentos do Reichstag, nas eleições de março, e deram a Hitler poderes ditatoriais.

Desde o primeiro dia do Terceiro Reich, Hitler prendeu e executou membros da oposição. Judeus e comunistas foram perseguidos e assassinados. Após a morte de Hindenburg, em 1934, os cargos de chanceler e presidente foram unidos na figura de Hitler, o Führer (líder).

Heil Hitler! tornou-se a forma obrigatória de saudação e o culto ao Führer foi propagado. Em 1938, Hitler despediu comandantes superiores de exército e dividiu o poder entre seus subordinados fiéis, entre eles, Wilhelm Keitel. Substituiu os diplomatas por nazistas. A Alemanha voltou a se armar. Benito Mussolini tornou-se seu aliado. Hitler ajudou Franco a estabelecer o regime ditatorial na Espanha.

O pacto de não agressão com Stálin, permitiu que Hitler invadisse a Polônia, em setembro de 1939, começando a Segunda Guerra Mundial. Enquanto Stálin anexava a Letônia, Lituânia e Estônia à URSS, a Polônia era atacada. Porém, em julho de 1941, o Führer, atacou a URSS, rompendo o pacto. Em dezembro, ele assumiu o comando das estratégias de guerra. Em 1943, Hitler se recusou a admitir a derrota na batalha de Stalingrado.

Como a Alemanha estava perdendo a Guerra, Hitler acelerou o extermínio em massa de judeus, aumentando o pavor em relação à polícia secreta, a Gestapo e a SS. Em julho de 1944, a situação militar alemã era desesperadora e um grupo de funcionários militares e civis tentaram assassinar Hitler. Em 29 de abril de 1945, Hitler se suicidou em um bunker, em Berlim.