Que Dia é Hoje?

17/10/1933
Albert Einstein chega aos EUA, fugindo do governo nazista

Albert Einstein (1879-1955), físico alemão, conhecido por formular a teoria da relatividade. É considerado um dos maiores físicos de todos os tempos. Graduou-se no Instituto Federal de Tecnologia, em Zurique, na Alemanha.

Tornou-se um cidadão suíço e trabalhou como examinador no escritório de patente, em Berna. Durante este período, obteve seu doutorado pela Universidade de Zurique, desenvolveu a teoria da relatividade espacial, explicou o efeito fotoelétrico e estudou o movimento dos átomos. Em 1909, seu trabalho já atraía a atenção no meio científico.

Em 1910, tornou-se professor titular da Universidade Alemã, em Praga e, em 1912, ele aceitou uma cadeira de física teórica no Instituto Federal de Tecnologia. Em 1913, foi convidado pela Academia Prussiana de Ciências para trabalhar em Berlim como professor titular de física e diretor do Kaiser Wilhelm Institute. Por seu trabalho em física teórica, principalmente sobre o efeito fotoelétrico, ele recebeu, em 1921, o Prêmio Nobel de Física.

Por ser judeu, sua propriedade foi confiscada pelo governo nazista e perdeu a cidadania alemã. Mudou-se para os Estados Unidos e passou a lecionar no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton. Em 1939, escreveu para o presidente Franklin Roosevelt, alertando sobre a urgência de investigar o possível uso de energia atômica em bombas. Em 1940, ganhou cidadania americana. Einstein morreu no dia 8 de abril de 1955, nos EUA.

Conteúdos relacionados
» Albert Einstein