Que Dia é Hoje?

14/10/1933
Alemanha anuncia sua retirada da Sociedade das Nações

No dia 14 de outubro de 1933, a Alemanha nazista anunciou sua retirada da Liga das Nações (antecessora das Nações Unidas) e das negociações sobre desarmamento em Genebra. O passo foi tomado apenas sete anos após o reingresso da Alemanha na Liga e destruiu a política de reaproximação com os países vizinhos.

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Sir John Simon, mal terminara seu discurso, quando chegou o telegrama do governo imperial alemão. O então ministro alemão do Exterior, barão Konstantin von Neurath, comunicava ao presidente da conferência internacional sobre desarmamento, o diplomata britânico Neville Meyrick Henderson, que a Alemanha se via forçada a abandonar o encontro.
 
Pouco depois, o ditador Adolf Hitler declarou no Parlamento (Reichstag) que, "sob essas circunstâncias, não há como continuar na Liga das Nações e participar de conferências internacionais". Com esta decisão, a Alemanha alcançou o seu objetivo de não ceder ao tratado de Versalhes e continuar se armando.

Conteúdos relacionados
» Podvest: Tratado de Versalhes