Que Dia é Hoje?

13/3/1930
Anunciada a descoberta do planeta Plutão

A existência de Plutão havia sido prevista por Percival Lowell (1855–1916), quando verificou irregularidades nas órbitas de Urano e Netuno e confirmada por Clyde Tombaugh (1906–1997) , exatamente no mesmo lugar apontado por Lowell. Por isso o nome do planeta leva as iniciais do primeiro cientista (PL).

Qualificado como o menor e o mais exterior planeta do sistema solar, Plutão era considerado o "Planeta do gelo" por possuir uma densidade média de 2g/cm3, quase o dobro da água gelada. Essa densidade levanta a possibilidade de seu interior ser constituído por uma mistura de minérios rochosos, gelo e de metano.

Muito mais parecido com Tritão (satélite de Netuno) do que se possa imaginar por possui uma atmosfera caracterizada de nitrogênio e metano - composto identificado na superfície através de medições da variação da reflectividade - Plutão parece se estender e incluir Caronte (esfera descoberta em 1978, e de dimensões relativamente grandes) dando a ideia de divisão da atmosfera.

Rodeado de mistérios, Plutão é inclinado 122,5 graus em seu eixo e possui uma órbita extremamente elíptica. Devido ao seu formato (órbita), passa para dentro da órbita de Netuno uma vez a cada 248 anos terrestres, por um período de vinte anos.

Conteúdos relacionados
» Sistema Solar