Que Dia é Hoje?

23/11/1967
Atletas negros americanos decidem boicotar os Jogos Olímpicos de 1968
O ano de 1968 foi histórico pelas manifestações populares em todo o mundo. A população pedia paz e igualdade. Prevendo que os jogos desse ano poderiam ser atrapalhados por esse clima de lutas, que era mais forte na Europa, o Comitê Olímpico Internacional (COI) transferiu as Olimpíadas para o México. No entanto, a transferência não conseguiu abafar as manifestações entre os atletas.

Nos Estados Unidos, o legado deixado por Luther King não se apagou após seu assassinato. A reivindicação nas ruas era de igualdade racial e fim do preconceito. A decisão do COI de convidar a África do Sul para fazer parte dos jogos fez com que muitos atletas boicotassem a competição, por discordarem do regime de apartheid vigente naquele país.

O convite foi retirado e a África do Sul não competiu. Ainda assim, alguns atletas decidiram não participar dos jogos. Aqueles que foram ao México, aproveitaram para protestar durante a cerimônia de entrega de suas medalhas e alguns levantavam o punho calçado de luvas pretas, o gesto do movimento black power.
Conteúdos relacionados
» 1968: a explosão da utopia