Que Dia é Hoje?

2/6/1917
Brasil revoga sua neutralidade na Primeira Guerra e aborda barcos alemães.

A participação ativa do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi consequência de uma sucessão de ataques. Em abril de 1917, a Alemanha atacou o navio brasileiro Paraná, próximo da Inglaterra. Seis meses depois, outra embarcação brasileira sofreu ofensiva alemã. Diante desses fatos a população passou a exigir uma resposta do governo brasileiro.

Assim, o presidente Venceslau Brás aliou-se aos países da Tríplice Entente - Estados Unidos, Inglaterra e França -, em oposição à Tríplice Aliança, formada pelo Império Austro-húngaro, Alemanha e Império Turco-otomano.  O equipamento bélico do Brasil era inexpressivo, o que tornou pequena a participação dos brasileiros no conflito. O governo enviou alguns pilotos da Força Aérea, ofereceu navios militares e apoio médico, entre outras formas de participação.

A primeira guerra mundial ocorreu entre 28 de julho de 1914 e novembro de 1918. O conflito marcou a história da humanidade e seu legado norteia ações políticas, econômicas e sociais até hoje. Foi no início do século XX que os primeiros passos para o conflito começaram a ser percorridos. Neste período, as nações da Europa e os Estados Unidos eram as grandes potências do mundo e o desejo de expandir seus territórios e o comércio era o objetivo dos países.