Que Dia é Hoje?

27/1/1973
Cessar-fogo na Guerra do Vietnã

Iniciada em 1959, durante o período conhecido como Guerra Fria, a Guerra do Vietnã só chegou ao cessar-fogo em 27 de janeiro de 1973. A paz foi selada pelos governos dos Estados Unidos e das repúblicas Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte e Vietnã do Sul), além do Governo Revolucionário Provisório (PRG) que representou os revolucionários sul-vietnamitas (o vietcong) durante os Acordos de Paz de Paris.

A Guerra do Vietnã foi transmitida praticamente ao vivo para as casas de milhões de espectadores e, por isso, foi um conflito que mobilizou a opinião pública nos anos 60 e 70. Os confrontos foram muito violentos, inclusive com o uso de armas químicas – ao todo, a guerra vitimou cerca de um milhão de vietnamitas e 55 mil americanos - por isso, o acordo de paz trouxe grandes esperanças sobre o fim da Guerra Fria.

O cessar-fogo previa a retirada completa das tropas dos Estados Unidos em 60 dias. Em contrapartida, o Vietnã do Norte se comprometeu a soltar todos os prisioneiros de guerra norte-americanos. Os principais responsáveis pelo acordo de paz, os chefes das delegações do Vietnã do Norte e dos EUA, respectivamente Le Duc Tho e Henry Kissinger, encarregado especial de Nixon, receberam o Nobel da Paz de 1973.