Que Dia é Hoje?

10/3/1629
Charles I dissolve o Parlamento inglês
A luta pelo poder travada por Charles I contra o Parlamento da Inglaterra tornou-se famosa. Defensor do direito divino dos reis, Carlos I nasceu no Palácio de Dunfermline em 19 de novembro de 1600 e em 2 de fevereiro de 1621 foi coroado. Ao longo de seu reinado, fez muitos inimigos, muitos deles do parlamento da Inglaterra, que foi dissolvido em 10 de março de 1929 pelo próprio Carlos I.

Seus inimigos temiam que ele obtivesse o poder absoluto, já que cobrava muitos impostos sem o consentimento do parlamento. Houve uma oposição generalizada às suas ações, muitas delas envolvendo taxação e questões religiosas.

Com o assassinato do duque de Buckingham, um dos líderes da guerra contra a Espanha, Carlos I esperava que o parlamento lhe concedesse mais subsídios. Ao contrário disto, os membros da Câmara dos Comuns expressaram sua oposição aos impostos que não eram de consentimento parlamentar.

Em março de 1929, o parlamento decretou que qualquer um que pagasse peso ou tonelagem seria considerado traidor e inimigo das liberdades da Inglaterra. Ainda em março, quando os comuns decretaram mais medidas que desagradaram ao rei, Carlos I ordenou a dissolução do parlamento e por isso, o período de seu reinado (1692 e 1640) ficou conhecido como os "Onze Anos de Tirania".