Que Dia é Hoje?

22/4/1500
Chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao Brasil

O descobrimento do Brasil é um marco da expansão marítima e comercial portuguesa, ocorrida entre os séculos XV e XVI. Visando expandir sua atuação política e comercial, Portugal explora a costa africana, inicialmente em busca de ouro, escravos e marfim. Mais tarde parte em direção à Índia, em busca das especiarias.

Após a descoberta da América, em 1492, Portugal volta seus olhos para o novo mundo. Depois de haver descoberto o caminho marítimo para as Índias, Vasco da Gama retorna a Portugal em 1499, com uma carga valiosa e logo os portugueses se apressam em organizar nova esquadra para estabelecer um entreposto comercial na Índia. O comando é entregue a Pedro Álvares Cabral, que parte de Lisboa, Portugal, com destino a Calicute, na Índia, em 9 de março de 1500. Em 22 de abril chegam à costa do que hoje é o Brasil.

Há divergências entre a descoberta ter sido intencional ou obra do acaso. A corrente que acredita no descobrimento acidental argumenta que não há nenhum registro de instruções para que a frota passasse pelo Brasil, embora toda a descoberta esteja narrada com minúcias na carta escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, D.Manuel I.

Por outro lado, os que defendem a intencionalidade da descoberta argumentam que Portugal sabia da existência de terras no Ocidente desde 1492, quando Colombo chegou à América, tanto que havia assinado com a Espanha o Tratado de Tordesilhas "dividindo" a posse dessas terras.