Que Dia é Hoje?

12/1/1991
Com o Congresso dividido, Bush recebe o aval para a Guerra do Golfo
Em 12 de janeiro de 1991, o Congresso dos Estados Unidos autoriza o presidente americano George Bush a atacar o Iraque na Guerra do Golfo depois da invasão ao Kuwait.

A Guerra foi um conflito armado que começou em agosto de 1990 e terminou em 1991. Um dos motivos da invasão das tropas iraquianas ao Kuwait foi o fato de que, segundo Saddam Hussein, o Kuwait estava prejudicando o Iraque no comércio de petróleo, comercializando o produto por um preço muito baixo. Em virtude disso, o Iraque estaria perdendo mercado consumidor e tendo prejuízo na venda em âmbito internacional.

Na ocasião, o Iraque enviou um pedido de indenização ao governo do Kuwait que não aceitou a solicitação e não efetuou o pagamento. Além dos problemas com o petróleo, o Iraque também reivindicava a devolução de algumas terras que pertencia ao Kuwait.

Como os dois países não chegaram a um acordo, o governo iraquiano enviou tropas que ocuparam o Kuwait, tomando os poços de petróleo. A ONU condenou a invasão e exigiu a retirada imediata das tropas iraquianas do Kuwait. Como o Iraque não cedeu, um grupo de países (Inglaterra, França, Egito, Síria, Arábia Saudita), liderados pelos Estados Unidos e autorizado pelo ONU atacou o Iraque - o conflito durou um mês e meio.