Que Dia é Hoje?

4/2/1945
Começa a Conferência de Yalta

Decorridos mais de cinco anos desde o início da Segunda Guerra Mundial, o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt, o primeiro-ministro inglês Winston Churchill e o líder soviético Josef Stalin se reuniram em Yalta, na Crimeia, para decidir os rumos do confronto e do mundo após a Guerra.

A vitória dos aliados já era tida como certa, estando a Alemanha praticamente ocupada e sem condições de resistência. Diante disso, os vencedores iniciaram as discussões sobre a ordem internacional do pós-guerra, estabelecendo a divisão da Alemanha em três zonas de ocupação e a composição de um conselho de segurança com direito a veto dentro da recém-criada ONU (Organização das Nações Unidas).

Devido à ainda forte resistência japonesa no Pacífico, os líderes ocidentais acabaram por ceder às exigências soviéticas, cujas forças militares eram vistas como necessárias para a obtenção da vitória total na Guerra. Assim, mantiveram na Polônia o governo constituído pelos comunistas e aceitaram o deslocamento da fronteira soviética para o oeste, a qual viria a delimitar, durante a Guerra Fria, a chamada “Cortina de Ferro”.

A conferência encerrou-se em 11 de fevereiro de 1945.

Conteúdos relacionados
» Podvest – Rendição Nazista