Que Dia é Hoje?

2/8/1990
Começa a Guerra do Golfo

Em agosto de 1990, o presidente iraquiano Saddam Hussein anexa o Kwait e o declara como a 19ª província do Iraque. George Bush, acreditando que o Iraque pretendia invadir a Arábia Saudita e assumir o controle das reservas de petróleo da região, organiza uma coalizão internacional para devolver a liberdade ao Kwait e restabelecer seu governo legítimo.

O Conselho de Segurança da ONU autoriza sanções econômicas contra o Iraque. Bush ordena que as tropas americanas protejam a Arábia Saudita. 230 mil americanos chegam a Arábia para a ação defensiva e, em novembro, a ONU dá um prazo, até 15 de janeiro, para que o Iraque retire suas tropas do Kwait. Bush ganha aprovação do Congresso para empreender ataques aéreos contra alvos militares iraquianos no Kwait.

Em 22 de fevereiro de 1991, o governo americano rejeita o plano de paz sovietico-iraquiano para uma retirada gradual, que não submetesse o Iraque a todas as resoluções da ONU, e dá um ultimato para o Iraque se retirar do Kwait até o dia seguinte. Em um ataque relâmpago, as tropas da coalizão esmagam as forças iraquianas e derrotam as tropas de Saddam Hussein em apenas quatro dias.

O exército iraquiano incendeia mais de 500 poços de petróleo do Kwait. Em março, os Aliados e os líderes militares do Iraque se encontram para discutir os termos do cessar-fogo e acabar com a Guerra do Golfo.