Que Dia é Hoje?

3/8/1914
Começa a Primeira Guerra Mundial

O conflito militar que começou como um batalha entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia se transformou em uma batalha armada de escala europeia. Após a declaração de guerra austro-húngara se estender à Rússia, o conflito se tornou uma guerra mundial, da qual participaram 32 países, 28 deles denominados aliados ou potências associadas e entre elas, Grã Bretanha, França, Rússia, Itália e Estados Unidos, que lutaram contra a coalizão dos chamados Impérios Centrais, integrada pela Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Bulgária.

A causa imediata do início das hostilidades entre Áustria-Hungria e Sérvia foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, cometido em Sarajevo por um nacionalista sérvio. Apesar disso, as causas profundas do conflito remetem à história europeia do século XIX, às tendências econômicas e políticas que imperavam na Europa desde 1871, ano em que foi fundado o II Império Alemão e este emergiu como uma grande potência.

Motivada por conflitos imperialistas entre as potências europeias, a "Grande Guerra" , como se denominou originalmente a Primeira Guerra Mundial, envolveu toda a população dos países participantes, bem como suas respectivas colônias. Podemos dizer então, que a origem da Primeira Guerra Mundial está na existência dos grandes blocos antagônicos: a Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália) e Tríplice Entente (França, Grã Bretanha e Rússia), ainda que a causa imediata tenha sido o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando.

Viena, que via com receio o crescimento da Sérvia, apressou-se em culpá-la pelo magnicídio e exigiu satisfações. A Rússia, defensora dos países eslavos, proclamou a mobilização geral, enquanto a Alemanha, que havia prometido apoio a seus aliados em caso de conflito com a Rússia, enviou um ultimato a este país e outro a França, como advertência e, mais tarde, a declarou guerra a ambos os países.

Conteúdos relacionados
» Primeira Guerra Mundial