Que Dia é Hoje?

13/7/1863
Começam as manifestações contra alistamento obrigatório em Nova Iorque
Durante a Guerra Civil nos Estados Unidos, o Congresso americano aprovou o alistamento militar forçado, que tinha como objetivo aumentar o número de soldados das forças armadas. Meses após ter sido instituído, uma grande revolta popular tomou as ruas de Nova Iorque, com um saldo final de cerca de 1000 mortos. O motim é considerado a maior insurreição da história americana depois da própria Guerra Civil.

Os protestantes contestavam a obrigatoriedade e a taxa de 300 dólares (alta, para a época) necessária para fugir do alistamento forçado. Pagando este valor era possível enviar um substituto para a guerra, geralmente alguém pobre e sem trabalho, o que motivava a frase "guerra entre homens ricos, lutas entre homens pobres". 

Os violentos protestos entre 13 e 16 incluíram incêndios, tiroteios e ataques a cidadãos, principalmente negros. O cenário era tão hostil que o então prefeito chegou a declarar Lei Marcial, mas não tinha força suficiente para garanti-la. Com a chegada de tropas federais e auxílio do governador e do presidente Abraham Lincoln, as manifestações finalmente cessaram.