Que Dia é Hoje?

30/6/1960
Congo Belga declara independência

A República Democrática do Congo é um país africano, rico em cobalto, ferro e diamante. O território foi cedido ao rei Leopoldo II, da Bélgica, pela Conferência de Berlim, em 1885.

Na década de 1950, as lutas nacionalistas pela independência, tendo como principal figura Patrice Lumumba, ganham força. Nativos e belgas enfrentam-se em violentos confrontos até que no dia 30 de junho de 1960 o país é declarado independente, com o nome de República do Congo. Patrice Lumumba torna-se primeiro-ministro e Joseph Kasavubu presidente.

Moise Tshombe organiza uma revolta contra o primeiro-ministro. Em um golpe de Estado, Kasavubu tira Lumumba do cargo. O líder nacionalista é sequestrado e assassinado em janeiro de 1961. Tropas da ONU são enviadas ao país, onde permanecem até 1964.

Tshombe, que havia fugido do país no ano anterior, retorna e, com o apoio da Bélgica e dos EUA, assume a presidência. Em novembro de 1965, Mobutu Joseph lidera um golpe e tira Tshombe do poder, implantando um governo ditatorial e aliando-se às potências capitalistas na África.

Em 1971, o país passa a se chamar Zaire. Muito doente, com o país assolado pela guerra civil, Mobutu foge para o exílio em Togo. No dia 17 de maio de 1997, um dia depois da fuga do presidente, o Exército e os rebeldes tomam a capital. Laurent-Désiré Kabila assume o poder, prometendo eleições gerais e o país volta a se chamar República Democrática do Congo.