Que Dia é Hoje?

8/8/1863
Criação da Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha é uma instituição que tem como princípio básico socorrer feridos em guerras e vítimas de catástrofes naturais. Foi criada em 08 de agosto de 1863, por um grupo de suíços que se comoveram com o livro "Recordações de Solferino", de Henri Dunant, que descrevia cenas dramáticas da guerra.

Um ano depois, acontecia a primeira Convenção de Genebra, que tinha fins semelhantes aos propósitos da Cruz Vermelha. O evento reuniu 55 países e deu início a história do direito humanitário. Na ocasião, a Cruz Vermelha era dirigida apenas por suíços. Depois da Primeira Guerra Mundial cada sociedade nacional formou seu próprio grupo. 

A Cruz Vermelha Brasileira presta atendimento em muitos estados, e, em alguns casos, esses atendimentos vão além do território nacional, contribuindo também para o alívio da consternação no mundo. No Brasil, a instituição é reconhecida como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Foi fundada em 1908, com sede no Rio de Janeiro e em 1912, foi reconhecida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.