Que Dia é Hoje?

13/11/1943
Criada a FEB, Força Expedicionária Brasileira

A Força Expedicionária Brasileira foi criada após a entrada oficial do Brasil na Segunda Guerra Mundial. O Exército brasileiro não possuía o treinamento necessário nas modernas táticas de guerra usadas no combate e também não era treinado com os mesmos armamentos utilizados na Europa.

Assim, foi necessário o envio de oficiais brasileiros aos Estados Unidos para a familiarização com os métodos militares americanos. O emblema da FEB traz uma cobra com um cachimbo, uma alusão ao que se dizia antes da existência da Força: "é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil ir à guerra".

No fim de 1943, a FEB se incorporou ao V Exército norte- americano. Já em 1944 obteve importantes vitórias como a ocupação de Massarosa, a tomada de Camaiore e a queda de Monte Prano. No ano seguinte, as tropas brasileiras participaram da conquista de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. Com o fim da guerra as tropas voltaram ao Brasil e foram recebidas com grande entusiasmo pela população. O total de pracinhas mortos em combate chegou a 584.