Que Dia é Hoje?

4/4/1949
Criada a OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte

Após a segunda guerra mundial, as diferenças políticas e ideológicas entre os Estados Unidos e a União Soviética ficaram nítidas. O primeiro-ministro inglês, Winston Churchill, alertou que uma "cortina de ferro" separava a Europa de Gdansk até Trieste, área de ocupação soviética.

Doze países, entre os quais Estados Unidos, Canadá e a maior parte da Europa Ocidental, assinam o Tratado, que previa ações conjuntas e colaboração mútua para impedir a expansão soviética. Assim, surge a Organização do Tratado do Atlântico (OTAN) que é uma organização internacional estabelecida em 1949, com o objetivo de colaborar na defesa dos campos político, econômico e militar.

Atualmente, a OTAN é uma entidade que visa prevenir futuros conflitos, combater o terrorismo e as armas de destruição em massa. É constituída pelos seguintes países:   Albânia, Alemanha,  Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América (EUA), Estônia,  Eslováquia, Eslovênia,  França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Reino Unido, Romênia e Turquia. Além da Macedônia, que é um país aspirante.

Conteúdos relacionados
» PodVest-OTAN e o Pacto de Varsóvia