Que Dia é Hoje?

3/8/1492
Cristóvão Colombo parte do Porto de Palos
Entre os anos de 1480 e 1484, Cristóvão Colombo teve acesso ao “Mapa de Tascanelli”, que descrevia a possibilidade de chegar à China tendo como direção o Ocidente. A rota deveria seguir pelo desconhecido “Mar Oceano”, como chamavam na época o Oceano Atlântico. Colombo fez vários cálculos e elaborou um plano que foi recusado por Portugal.
 
Já entre os anos de 1484 e 1485, o navegador apresenta seus planos para monges que conheceu no caminho e eles se propõem a ajudá-lo. Na ocasião, o responsável pelos monges foi à Corte e relatou que Colombo havia desistido de permanecer na Espanha. A rainha resolveu apoiá-lo. Em 1492, Colombo assina um acordo com os Reis Católicos que o nomeava almirante-dos-mares e governador das novas terras que viesse a descobrir. As despesas da expedição foram custeadas (meio a meio), pela Coroa espanhola e por banqueiros genoveses de Sevilha.

Em 3 de agosto de 1492, Cristóvão parte para o porto de Palos, com aproximadamente 90 homens e é recebido no local em 15 de março de 1493, com todas as honras. Três meses depois, chega a um ilhéu das Bahamas que os índios conheciam como Guanahani a que ele deu o nome de São Salvador e, depois retornou à Espanha.