Que Dia é Hoje?

12/4/1204
Cruzados conquistam Constantinopla

Em 12 de abril de 1204, as tropas da IV Cruzada tomaram a cidade de Constantinopla, que neste período estava sob o comando do Império Bizantino.  O objetivo desta cruzada era recuperar a cidade de Jerusalém, no entanto, os saques de ouro, prata e pedras preciosas demonstraram que a motivação não era apenas religiosa.

Constantinopla, a capital do Império Bizantino, sofreu com os constantes ataques e as sangrentas batalhas até ser conquistada pelos cristãos europeus. Depois do domínio, foi instaurado o Império Latino de Constantinopla, dando aos venezianos o controle comercial no Mar Mediterrâneo. Hoje, Constantinopla se chama Istambul, a maior cidade da Turquia.

As cruzadas foram uma série de campanhas militares, entre os séculos XII e XIII, contra os muçulmanos, a pretexto de recuperar a Terra Santa. Aprovadas pelo papa, as cruzadas foram, na verdade, motivadas pelo anseio expansionista da nobreza feudal, que queria controlar o comércio com a Ásia e da própria igreja católica, interessada no domínio das monarquias do Oriente.

Conteúdos relacionados
» Mediterrâneo
» Cruzadas