Que Dia é Hoje?

23/5/1956
Paquistão torna-se a primeira república Islâmica do mundo

O Paquistão, oficialmente República Islâmica do Paquistão, é um país localizado no continente asiático, fazendo fronteira com a Índia, China, Afeganistão e Irã. O país é o sexto mais populoso e tem a segunda maior população muçulmana do mundo, perdendo apenas para a Indonésia.

A história do Paquistão é marcada por conflitos, uma vez que até hoje o país vive momentos de tensões externas, com a Índia, e internas entre os paquistaneses mulçumanos xiitas e os sunitas. Esses impasses externos e internos são motivados por questões territoriais e religiosas.

Após a adoção da Constituição em 1956, o Paquistão tornou-se uma república Islâmica. O islamismo é uma religião monoteísta, que segue os ensinamentos do profeta Maomé. O livro sagrado do islamismo é o alcorão e nele estão as revelações divinas que Maomé recebeu.

As regras do islamismo são rígidas, entre elas: acreditar em Alá, como único Deus, e em Maomé; ser generoso com os mais necessitados; fazer cinco orações diárias comunitárias; peregrinar até Meca pelo menos uma vez durante a vida e fazer jejum no ramadã.

 

Conteúdos relacionados
» Islamismo