Que Dia é Hoje?

7/4/1831
D. Pedro I abdica ao trono em favor de seu filho, Pedro.

Após ser aclamado como Imperador, em 12 de outubro de 1822, D. Pedro I iniciou o primeiro reinado do Brasil, marcado por um governo centralizador, que manteve os privilégios das elites e o regime escravocrata.Embora tenha convocado uma Assembleia Constituinte, optou por dissolvê-la e a primeira Constituição do Brasil foi outorgada em 1824.

A perda da Província Cisplatina e as dificuldades econômicas abalaram o prestígio do imperador. Além disso, ele se envolveu na disputa do trono de Portugal, que ficou vago com a morte de seu pai, D. João VI, mas abdicou e deu  seus direitos em favor de sua filha D. Maria da Glória.

O assassinato do jornalista oposicionista Libero Badaró, a mando de policiais ligados ao governo, aumentou a pressão da opinião pública contra D. Pedro I. Diversos incidentes eclodiram em várias províncias, e o mais sério deles ficou conhecido como a Noite das Garrafadas, em 12 de março de 1831, quando portugueses e brasileiros lutaram nas ruas do Rio de Janeiro.

Sem apoio político, D. Pedro I foi  aconselhado a renunciar e abdicar do trono em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho Pedro, que tinha apenas 5 anos de idade. Por causa da menoridade do príncipe, foi formada uma regência tríplice provisória para administrar o país.
 

Conteúdos relacionados
» Golpe da Maioridade