Que Dia é Hoje?

31/10/1798
Descoberta do Daltonismo

O Daltonismo, também chamado de discromatopsia ou discromopsia, é uma deficiência na percepção de todas ou de apenas algumas cores. O mais comum é a dificuldade de identificar o verde e o vermelho.

O distúrbio genético foi descoberto pelo químico John Dalton, que era portador da doença e foi o primeiro cientista a estudar a anomalia.

A transmissão do gene defeituoso se dá pelo cromossomo X e por isso a maioria dos casos se apresenta em homens, pois eles só possuem um gene X. Para que o Daltonismo se manifeste numa mulher, é necessário que ela possua os dois cromossomos X defeituosos. Como a probabilidade de que isso aconteça é mínima, a maioria das mulheres é apenas portadora do distúrbio. Mas no caso de ter um filho, as chances de que ele tenha a deficiência são de 50%.

A maioria dos portadores da doença não sabe que a possui. Por isso, os pais precisam ficar atentos desde o início da vida escolar pois, é nesta idade que a criança encontra dificuldades em identificar mapas e lápis de cor, por exemplo.

Conteúdos relacionados
» Podvest: Daltonismo