Que Dia é Hoje?

20/11/1695
Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. Celebrada desde década de 70 por vários grupos sociais que lutavam contra a discriminação, somente em janeiro de 2003 esta data foi oficializada, através de uma Lei Federal que também tornou o estudo da História e da Cultura Afro-Brasileira obrigatório nas escolas do país.

20 de novembro se opõe ao dia 13 de maio, dia da abolição dos escravos, que para muitos destaca mais a atitude da Princesa Isabel do que a luta negra por liberdade. A data não foi escolhida por acaso, foi nesse dia, no ano de 1695, que Zumbi, um dos líderes do maior quilombo, do país, foi assassinado por tropas portuguesas.

O maior símbolo de resistência contra a escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares, nasceu em 1655 no Quilombo dos Palmares, foi capturado por bandeirantes portugueses e entregue ao padre português Antônio Melo, que o alfabetizou.

Aos 15 anos, o menino fugiu e retornou ao Quilombo, tornando-se um de seus principais guerreiros e protegendo Palmares contra a invasão portuguesa. Em 1678, o líder do Quilombo, Ganga Zumba, fez um acordo de paz com o governo da colônia, com o qual Zumbi e os outros quilombolas não concordaram. Após muita luta Ganga Zumba foi morto e Zumbi passou a liderar Palmares. Entre os anos de 1680 e 1691 todas as tropas portuguesas que tentaram invadir o Quilombo foram derrotadas.

Em 1694, o bandeirante Domingos Jorge Velho invadiu com sua tropa o Quilombo dos Palmares. Zumbi conseguiu fugir, mas um ano depois foi delatado por um de seus companheiros, capturado por portugueses e assassinado. Sua cabeça foi exibida como troféu no centro da cidade de Olinda.

Conteúdos relacionados
» Cultura Afro-Brasileira