Que Dia é Hoje?

17/10/2012
Dia da Música Popular Brasileira

O Dia da Música Popular Brasileira (MPB) começou a ser celebrado em 2012, após presidente Dilma Rousseff sancionar a lei n° 12.624. A data de 17 de outubro foi escolhida porque neste dia, no ano de 1847, nasceu a notável pianista e regente brasileira Francisca Edwiges Neves Gonzaga, popularmente conhecida como Chiquinha Gonzaga.

A MPB é constituída por vários ritmos que caracterizam a alegria e qualidade musical dos artistas brasileiros. Durante o período da Ditadura Militar, 1964 a 1985, muitos artistas, entre eles Chico Buarque e Caetano Veloso, eram considerados inimigos do regime, uma vez que suas composições traziam críticas ao momento político do país.

A bossa nova, o samba, o baião, sertanejo e o rock são alguns exemplos dos estilos musicais. Carmem Miranda, Noel Rosa, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, João Gilberto e Raul Seixas contribuíram para que a MPB fosse reconhecida internacionalmente.

O atual cenário da MPB continua bastante diversificado. O axé da Bahia, o funk carioca e o rap paulista ultrapassaram as fronteiras dos estados e conquistaram fãs por todo o Brasil.

Conteúdos relacionados
» http://