Que Dia é Hoje?

21/3/1966
Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Nesta mesma data, em 1960, a polícia da África do Sul disparou contra uma multidão que fazia uma manifestação pacífica, na cidade de Sharpeville, contra as leis do apartheid.

Este episódio ficou conhecido como o “Massacre de Sharpeville” e foi determinante para a mudança de postura de Nelson Mandela, um dos ícones da luta contra o separatismo. Em 1966, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu a mesma data do massacre para marcar a luta internacional contra este tipo de preconceito e por isso, o evento é mundialmente conhecido e marca a união dos países em apoio ao fim do racismo.

De acordo com a ONU, “discriminação racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública."