Que Dia é Hoje?

16/9/1994
Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio

A camada de ozônio, frágil escudo de gás, protege a Terra da porção prejudicial dos raios solares, ajudando a conservar a vida no planeta. Em 1994, uma assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu que a data de 16 de setembro seria o Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio, comemorando a assinatura do Protocolo de Montreal, em 1987, sobre substâncias que destroem a camada de ozônio.  

A camada de ozônio sofre com os impactos do aquecimento global. As causas do aquecimento são muito debatidas pela comunidade científica, uma vez que existe uma corrente que defende que ele acontece por causa de um processo natural do planeta que está na transição da era glacial para a interglacial. Por outro lado, outro grupo afirma que o homem é o principal responsável por causa da queima de gases de combustíveis fósseis que estimulam o efeito de estufa.

No Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio os países são convidados a dedicar a data para promover atividades de acordo com os objetivos do Protocolo de Montreal e suas emendas. Em linhas gerais, são propostas ações de educação ambiental e de redução e consumo do clorofluorcarbono (CFC).

O clorofluorcarbono é um composto sintético, gasoso e sem propriedades tóxicas. Muito usado em solventes, sprays, geladeiras, freezer e ar-condicionado o CFC é considerado um dos principais causadores do buraco na camada de ozônio.