Que Dia é Hoje?

14/4
Dia Internacional do Café

A origem do café está diretamente ligada aos árabes, os primeiros a cultivar a fruta. O nome é originário da região Kafa, no Oriente Médio, local que segundo informações é o berço do café.

Embora sejam os árabes os responsáveis por disseminar o café, os primeiros registros da descoberta da fruta, vieram por intermédio dos animais, na Etiópia, quando um pastor de cabritos percebeu que seu rebanho gostava de comer um fruto pequeno, vermelho e de forma arredondada. Depois que comiam da fruta, os animais se mostravam mais resistentes. O pastor resolveu experimentá-la com manteiga e conheceu assim, seus efeitos estimulantes.

A versão para beber do café é de invenção do povo árabe, por isso, a eles, o mérito da descoberta. Com o passar do tempo, o café foi sendo saboreado e estudado em seus efeitos estimulantes. O comércio entre árabes e europeus, fez com que o consumo fosse crescendo e, com as grandes navegações chegou às Américas do Sul e Central.

Atualmente, o café é uma bebida muito consumida do mundo. Diferentes versões, quente ou fria, foram desenvolvidas para agradar os paladares, entre elas, pingado, cappuccino, café com chantilly e frappuccino.