Que Dia é Hoje?

27/1/2005
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto Judaico
O Holocausto Judaico aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial e foi, sem dúvida, a ação genocida mais conhecida da história. O maior massacre de minorias em campos de concentração e trabalhos forçados pelos alemães vitimou mais de 5,5 milhões de pessoas.

No auge da expansão militar alemã, quando a derrota na guerra parecia apenas um pesadelo, os nazistas ganharam força e implantaram aquilo que chamaram de "solução final". Pela medida, o alto comando alemão transformava os campos de trabalho forçados, onde os judeus, e outras minorias indesejáveis consideradas como inimigas do regime eram confinados, em verdadeiros campos de morte. O único objetivo era a execução maciça e sistemática de seus prisioneiros.

A data de 25 de janeiro foi designada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto Judaico. A instituição aconteceu numa sessão especial em janeiro de 2005, quando completaram-se 60 anos da liberação dos campos. Nesta data, em diferentes países do mundo, são organizadas cerimônias em homenagem aos judeu mortos e às outras vítimas do extermínio nazista.