Que Dia é Hoje?

12/6/2002
Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é celebrado em 12 de Junho. A data tem como objetivo extinguir todo e qualquer tipo de exploração de crianças pelo mundo. O lugar da criança é na escola, estudando e se desenvolvendo.

Nas grandes cidades, por exemplo, é comum que crianças estejam nas ruas vendendo balas ou engraxando sapatos para ajudar a família. Estima-se que um milhão de crianças trabalham em minas e em pedreiras, em todo o mundo. Estas crianças trabalham nas piores condições possíveis e enfrentam riscos de acidentes, doenças e morte.

Tanto em minas de superfície quanto nas de escavação, as crianças trabalham por longas jornadas, carregam pesadas cargas, colocam explosivos, peneiram areias, se arrastam por túneis estreitos, inalam substâncias perigosas e com frequência entram em contato com água poluída por resíduos de materiais perigosos como chumbo e mercúrio. As crianças trabalham na extração de diamantes, ouro, esmeraldas, estanho e metais preciosos.

Os projetos postos em prática pela Organização Internacional do Trabalho demonstram que é possível eliminar o trabalho infantil, mediante ao apoio das comunidades e governos. A eliminação de todo o trabalho infantil é uma meta possível, mas, precisa de muito planejamento governamental e conscientização social.