Que Dia é Hoje?

22/3/1993
Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de alertar a sociedade para a insuficiência crescente desse ativo vital para a humanidade, além de incentivar a criação de soluções para o problema.

A Terra é chamada de Planeta Água. Mais de 70% da superfície do nosso planeta são preenchidos pela água, entretanto, só 0,7 % deste volume é formado por água potável, aquela que pode ser consumida. O Brasil possui 8% da reserva de água doce do planeta e, deste total, 80% se localizam na região Amazônica.

São os desmatamentos, queimadas, acúmulo de lixo nos rios, lagos, mares e oceanos, destruição do meio ambiente e o desequilíbrio ecológico que contribuem para tornar a água um bem cada vez mais raro no território brasileiro e em outros países.  O racionamento de água é um tema recorrente na sociedade, uma vez que a falta de chuvas dificulta o reabastecimento dos reservatórios.

Sendo assim, o Dia Mundial da Água não deve ser compreendido apenas como uma data de conscientização, mas também, como uma oportunidade para colocar em prática ações que diminuam o problema da escassez.

Conteúdos relacionados
» Águas