Que Dia é Hoje?

5/6/1972
Dia Mundial do Meio Ambiente

Em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, o dia 5 de junho passou a ser considerado o Dia do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972, após a confirmação da necessidade de uma atenção política para os problemas urgente do planeta. O encontro, que englobou todos os países, ficou conhecido como Conferência das Nações Unidas.

A reunião contou com 113 países, além de 250 organizações não governamentais. A pauta principal abordava a degradação causada pelo homem ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência. Além disso, ficou acordado que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

O foco das comemorações da data são as discussões em torno da poluição do ar, do solo e da água; do desmatamento; da redução da biodiversidade e da água potável; da destruição da camada de ozônio, das espécies vegetais e das florestas; extinção de animais, dentre outros. Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a melhorar e incentivar políticas de preservação.
 

Conteúdos relacionados
» Biodiversidade
» Sustentabilidade