Que Dia é Hoje?

1/6/1808
Dia nacional da imprensa

1º de junho ficou marcado como o Dia Nacional da Imprensa por ter sido a data em que circulou no país a primeira edição do Correio Braziliense. Esse jornal foi editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa, em 1808, durante seu exílio em Londres.

O Correio Braziliense, no início, era uma brochura de 100 páginas, semelhante a um livro. Ele chegou ao Brasil enviado clandestinamente e adotou este formato entre 1808 e 1822, possuindo 29 volumes no total. O jornal reunia notícias internacionais e diversos assuntos de interesse da população brasileira. Em 1960, Assis Chateubriand, fundador da cadeia de rádio e jornais Diários Associados, decidiu fazer a impressão do Correio Braziliense em uma segunda fase. O jornal se mantém atuante até hoje com sua versão impressa e online.

Até 1999, o Dia Nacional da Imprensa era comemorado em 10 de setembro, pois foi a data em que circulou o primeiro número do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, sob proteção do governo de D. João VI, com um forte caráter oficial.