Que Dia é Hoje?

5/11/1896
Dia Nacional do Cinema

Em 05 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional do Cinema. A data foi escolhida porque a primeira exibição cinematográfica pública do país foi feita, no Rio de Janeiro,  em 1896,  no mesmo dia.

A história do cinema brasileiro é marcada por alto e baixos. No início dos anos 90, durante o Governo Collor, a indústria cinematográfica entrou em crise com o fim da Embrafilme. Aos poucos o cenário foi fortalecido e  filmes de grande expressão nacional e internacional foram lançados, como Central do Brasil (1998) que ganhou o Urso de Ouro do Festival de Berlim e foi indicado ao Oscar.

O Festival de Gramado é a festa que celebra o cinema nacional e latino. Neste evento, que acontece anualmente desde 1973,  na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, o prêmio Kikito, que significa Deus da Alegria, é entregue aos destaques da área.

No Brasil, as salas de cinemas estão presentes em todos os grandes centros urbanos e os filmes de comédia, de dramas sociais e biografias são os que mais levam telespectadores aos cinemas.

Conteúdos relacionados
» http://