Que Dia é Hoje?

1/8/1843
Dia Nacional do Selo

No dia 01 de agosto, de 1843, o Brasil emitiu o seu primeiro selo postal. Esta ideia de identificação das cartas foi implementada aqui no Brasil por D. Pedro II,  no entanto, a Inglaterra foi o país precursor.

Os selos são estampilhas postais, adesivas ou fixas, que servem para autenticar o franqueamento de objetos postais ou o pagamento destes serviços.

O primeiro modelo, distribuído, em 1843, destacava as características do boi e por isso, foi denominado “Olho-de-Boi”. Afirma-se que o desenho tinha grande semelhança com o olho do animal.

Posteriormente, outros modelos foram lançados: “Inclinado”, em 1844; “Olho-de-Cabra”, em 1850; e o “Olho-de-Gato”, em 1854.

Mesmo em tempos de e-mails, mensagens de textos e redes sociais, os selos ainda são muito usados, uma vez que eles não estão restritos às cartas. A entrega de pacotes, por exemplo, também exige este tipo de autenticação por meio do selo postal.

Normalmente feitos de papel, os selos estão sempre se renovando. Regularmente são lançados selos comemorativos e promocionais com imagens alusivas às datas especiais e campanhas.