Que Dia é Hoje?

28/2/1953
Estabelecida a estrutura química do DNA

O ácido nucléico (DNA) é a parte mais importante da célula. Nele estão contidas informações vitais que são transmitidas às próximas gerações. O DNA coordena a fabricação das células, bem como a fabricação de outros elementos que as compõem, como as proteínas. Qualquer alteração na sua estrutura pode provocar consequências graves, já que sua destruição leva à morte celular. Além disso, mudanças no DNA das células em organismos multicelulares produzem variações nas características da espécie.

 
Originalmente os ácidos nucléicos foram descobertos em 1868, por Friedrich Meischer, biólogo suíço que isolou o DNA das células do pus. Desde o inicio, Meischer suspeitava que esses ácidos pudessem conter informações genéticas, porém não tinha como confirmar suas suspeitas. Uma década depois, em 1943, na Rockefeller University, Oswald Avery e seus colegas, revelaram que alterações no DNA de uma bactéria poderiam transformar bactérias não infecciosas em infecciosas. Essa amostra indicou que o DNA era a parte da célula que guardava as informações sobre suas características.

A partir daí, os estudos sobre o DNA foram sendo aprofundados e, em 1953, na Universidade de Cambridge, James D. Watson e Francis Crick desvendaram sua estrutura. O processo virou tema de livro ( "A dupla espiral" - autor James Watson ) e filme ("The Race for the Double Helix".).
Conteúdos relacionados
» DNA recombinante