Que Dia é Hoje?

26/5/1824
EUA reconhecem o Brasil como país independente

Os Estados Unidos reconheceram o Brasil como país independente, dois anos após a proclamação oficial de independência, em 7 de setembro de 1822.  O processo de independência política que se deu no Brasil começou com alguns movimentos, entre eles a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana e a Revolução Pernambucana. Essas revoltas anteriores faziam críticas ao colonialismo e contribuíram para o corte do cordão umbilical entre Portugal e Brasil.

Os norte-americanos foram os primeiros que deram este reconhecimento, uma vez que eram publicamente favoráveis à independência de todas as colônias da América. Essa concepção dos EUA era parte da Doutrina Monroe, elaborada, em 1823, por James Monroe - presidente dos norte-americanos à época - que dizia “A América para os americanos”.

Contudo, a real intenção em ser favorável à independência das colônias americanas era, por meio desse reconhecimento, diminuir a influência da Inglaterra no continente e captar vantagens comerciais para os Estados Unidos.