Que Dia é Hoje?

10/9/1808
Fundação da Gazeta do Rio de Janeiro

A Gazeta do Rio de Janeiro foi o primeiro jornal impresso do Brasil. O primeiro exemplar foi publicado em 10 de setembro de 1808.

José Bernardes de Castro, Marianno José Pereira da Fonseca e José da Silva Lisboa, homens de confiança de D. João VI, foram os primeiros administradores  do jornal. O periódico era produzido pela Impressão Régia e tinha dimensões padrões de 19cm X 13,5cm, com formato in-quarto.

O jornal estava dividido em duas partes: a seção de notícias que privilegiava a publicação dos textos do redator e artigos vindos do jornalismo europeu e a seção de avisos que era bastante específica e divulgava diferentes tipos de anúncios de prestação de serviços. Enfatiza-se que as notícias da vida monárquica e da corte também eram frequentes nas páginas da Gazeta.

Inicialmente, o jornal circulava duas vezes por semana, ou seja, quartas-feiras e sábados. No entanto, caso houvesse eventos extraordinários a circulação ultrapassava os dois dias. Em 1821, o periódico passou a ser tri-semanal, saindo às terças e quintas-feiras e aos sábados.

A Gazeta do Rio de Janeiro foi o jornal oficial da corte de D. João VI no Brasil, com circulação até o ano de 1821.