Que Dia é Hoje?

1/10/1936
General Francisco Franco torna-se chefe do governo insurgente da Espanha

Francisco Franco (1892-1975), general espanhol.

Tornou-se general aos 32 anos de idade, após comandar a Legião Estrangeira no Marrocos. Em 1934, reprimiu violentamente os mineiros na Revolução das Astúrias. Quando a Frente Popular chegou ao poder (1936), Franco tornou-se governador das Ilhas Canárias. Em julho de 1936, juntou-se a rebelião militar que fazia oposição à Frente Popular, que estava no poder. Ele foi ao Marrocos tomar o comando do mais poderoso segmento do exército espanhol, levando-o de volta à Espanha.

Franco tornou-se chefe do governo insurgente, em outubro de 1936. Em 1937, uniu todos os partido de direita, assumindo a liderança do novo partido. Com a ajuda da Alemanha e da Itália, a guerra civil terminou com a vitória dos Nacionalistas, em março de 1939.

Franco combateu duramente a oposição. Embora aliado às nações do Eixo, manteve a Espanha neutra durante a Segunda Guerra Mundial. Após a Guerra, Franco estabeleceu relações com os Estados Unidos e seus aliados. A Lei de Sucessão, promulgada por Franco, declarou a Espanha um reino e o general deveria governar até a escolha do rei.

Em 1969, o príncipe Juan Carlos foi escolhido seu sucessor. Juan Carlos só assumiu o poder após a morte de Franco em 1975.

Conteúdos relacionados
» Guerra Civil Espanhola