Que Dia é Hoje?

12/1/2010
Haiti sofre um terremoto catastrófico
Em 12 de janeiro de 2010, o Haiti, país mais pobre da América Latina, foi assolado por um terremoto catastrófico. O tremor teve epicentro na península de Tiburon, a 10 km de profundidade e a 22 km da capital, alcançando a magnitude de 7,0 graus na escala Richter. Estima-se que o abalo afetou cerca de três milhões de pessoas e vitimou cerca de 250 mil. Além do Haiti, o sismo foi sentido em menor intensidade em vários países vizinhos, como Cuba, Jamaica, Venezuela, Porto Rico e República Dominicana. 

A energia liberada pelo terremoto foi equivalente à de 30 bombas nucleares como a de Hiroshima, o que se tornou fatal em um país pobre e com uma infraestrutura precária, já que os prédios e as casas são simples e mal construídos.
 
O terremoto devastou o país, tampouco elementos significativos escaparam da destruição, como o Palácio Presidencial, o edifício do Parlamento, a Catedral de Notre-Dame de Port-au-Prince, a principal prisão do país, e os hospitais. As instalações de soldados brasileiros da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) também foram atingidas.