Que Dia é Hoje?

4/6/1896
Henry Ford constrói seu primeiro carro

Henry Ford foi um industrial americano, pioneiro na indústria de automóveis. Desde pequeno, Ford mostrava aptidões mecânicas e deixou a fazenda de seu pai para trabalhar como aprendiz em uma oficina mecânica em Detroit.

Trabalhou como mecânico e engenheiro na Edison Company. Em 1896 construiu seu primeiro carro. Largou o emprego na Edison Company e lançou a Detroit Automobile Company. Após um desentendimento com seu sócio, organizou a Companhia Ford Motor em sociedade com Alexander Malcomson e outros investidores.

Em 1907, ele comprou a parte de seus sócios na empresa. Por cortar os custos de produção, adaptar a esteira de produção, estabelecer uma linha de montagem e por fabricar carros baratos, Ford logo se transformou no maior produtor de automóveis do mundo. É considerado o precursor da produção em massa.

Em 1908, junto com engenheiro Harold Wills produziu o modelo T, mais conhecido como "carro Ford", e cerca de 17 milhões  destes modelo foram produzidos. Com a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, Ford se transformou no principal produtor de ambulâncias, aviões, munições, tanques e submarinos.

Após uma crise financeira, começou a construir carros de alto custo e fundou empresas na Inglaterra e em outros países da Europa. Durante a Segunda Guerra Mundial, Ford voltou a produzir materiais bélicos. Henry Ford morreu em 7 de abril de 1947.