Que Dia é Hoje?

2/9/1945
Ho Chi Minh declara o Vietnã uma república independente

Ho Chi Minh (1890-1969), líder nacionalista vietnamita, presidente do Vietnã do Norte (1954-1969) e um dos mais influentes líderes políticos do século XX.

Em 1911, ele deixou o Vietnã para trabalhar em um navio francês. Viveu em Londres e nos EUA durante a Primeira Guerra Mundial. Retornou à França no final da guerra. Lá, envolveu-se com o movimento socialista francês e foi membro fundador do Partido Comunista Francês. Estudou táticas revolucionárias em Moscou e foi enviado a Guangzhou, na China, como membro do Comintern.

No Leste da Ásia, organizou os revolucionários vietnamitas e fundou o Partido Comunista da Indochina (mais tarde, o Partido Comunista Vietnamita). Ele também estabeleceu um instituto de treinamento que atraiu muitos estudantes.

Na década de 1930, Ho Chi Minh viveu em Moscou e na China. Retornou ao Vietnã após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, organizou o movimento de independência (o Viet Minh) e formou um exército guerrilheiro para lutar contra os japoneses.

A república do Vietnã foi proclamada em setembro de 1945 e, mais tarde, ficou acordado que seria um Estado autônomo dentro da União Francesa. Diferenças com a França, no entanto, levaram ao rompimento do acordo. A guerra durou até 1954, culminando com a derrota francesa em Dienbienphu. Após a Conferência de Genebra (1954), onde o Vietnã ficou dividido pelo paralelo 17, Ho Chi Minh tornou-se o primeiro presidente da República Independente do Vietnã do Norte.

O acordo também previa eleições para reunificar o país, mas o Vietnã do Sul, apoiado pelos EUA, recusou-se a promover as eleições. O motivo seria a popularidade de Ho Chi Minh que levaria o Vietnã a se unir sob o regime comunista. Ele organizou o movimento guerrilheiro do Sul, a Frente Nacional de Libertação, o Vietcong, para libertar o Vietnã do Sul.