Que Dia é Hoje?

26/6/1843
Hong Kong é proclamado colônia britânica

Hong Kong foi cedido aos britânicos em 1841. No dia 1 de julho de 1997, Hong Kong volta a pertencer à China. Com um forte capitalismo, o território manteve seus portos livres. O chefe do executivo, Tung Chee-hwa, formulou a agenda política baseado no conceito "um país, dois sistemas", conservando a independência econômica.

Numa série de manifestações, em julho de 2003, mais de 500 mil pessoas tomaram as ruas de Hong Kong para protestar contra a proposta de leis anti-subversão que restringiam os direitos civis. Em abril de 2004, funcionários públicos de Pequim proibiram eleições populares para chefe do executivo de Hong Kong, programado para 2007, e também adiaram indefinidamente a expansão do número de legisladores popularmente eleitos.

Milhares de manifestantes tomaram as ruas novamente para criticar o governo. Os candidatos pró-democracia conseguiram 60% dos votos nas eleições de setembro de 2004, mas o sistema legislativo de Pequim garantiu apenas 40% das cadeiras na legislatura.

Tung Chee-hwa abandonou o poder, em março de 2005, alegando problemas de saúde. Muitos especuladores acreditam que ele tenha sido forçado a renunciar. Donald Tsang tornou-se então chefe do executivo de Hong Kong.