Que Dia é Hoje?

17/1/1943
II Guerra: Iraque é o primeiro país islâmico a declarar guerra aos alemães

Em setembro de 1939, ainda no início da Segunda Guerra Mundial, o Iraque rompeu as relações diplomáticas com a Alemanha, seguindo as determinações de um tratado de aliança com os britânicos. Até então, os iraquianos eram pró-britânicos, entretanto, em março de 1940, o governo foi assumido por Rashid Ali al-Gailani, um nacionalista radical que se opunha à cooperação com a Inglaterra.

A pressão britânica para que os iraquianos cooperassem com eles precipitou uma revolta militar e a formação de um novo governo pró-Alemanha, liderado por Gailani. Em represália, a Grã-Bretanha desembarcou tropas na região de Baçorá e Galiani mobilizou o exército iraquiano. A guerra durou um mês e o Iraque, que obteve apoio da Alemanha de Hitler e da Itália de Mussolini, saiu derrotado.

Os termos do armistício reestabeleceram o controle britânico sobre o transporte iraquiano. E a Grã-Bretanha ocupou o Iraque até 1945. Em 1942 o país transformou-se em um importante centro de suprimento para as forças dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha que operavam no Oriente Médio e de transbordo de armas para a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em 17 de Janeiro de 1943, o Iraque declarou guerra à Alemanha, sendo o primeiro país islâmico independente a fazê-lo.