Que Dia é Hoje?

24/9/1973
Independência de Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau, assim como o Brasil, foi colonizada a partir de 1500, porém, no país africano, os portugueses encontraram uma maior resistência por parte dos nativos. A conseqüência foi uma colonização catastrófica.

A metrópole impôs monopólio sobre o comércio e a agricultura. Dados do ano 2000, mostram que durante a década de 50 a situação dos moradores da colônia era de total miséria. A taxa de natimortos era de 60% e existiam apenas 11 médicos em todo o país.

Esta situação levou à criação, em 1956, do Partido Africano de Independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC). Almicar Cabral, fundador do partido, tinha o objetivo de negociar a independência dos dois países. Porém, após sete anos de tentativa, não obteve progresso e iniciou uma guerrilha.

Em 1972 foram realizadas eleições à revelia do decadente império. Em 1973, Almicar Cabral foi morto antes de poder presenciar o nascimento da República de Guiné-Bissau.

Oficialmente, a declaração de independência do país foi feita no dia 24 de setembro de 1973. Porém, efetivamente, o país se tornou livre com a Revolução dos Cravos em 1974.