Que Dia é Hoje?

19/6/1096
Início da Primeira Cruzada, decidida no Concílio de Clermont

A Primeira Cruzada teve um importante objetivo religioso: a reconquista da cidade de Jerusalém pelos cristãos. Desde 1076 os muçulmanos dominavam a cidade e dificultavam a peregrinação dos cristãos.

Nesse período, o imperador Alexus I, de Constantinopla, temia um ataque muçulmano contra seus territórios, próximos da cidade de Jerusalém. Assim, o imperador buscou o apoio do Papa Urbano II para expulsar os muçulmanos daquela região.

Durante um concílio na cidade de Clermont, em 1095, Urbano II fez um discurso convocando os reis e príncipes católicos a unirem forças contra a presença dos chamados infiéis (muçulmanos) em Jerusalém. Com o apoio dos nobres europeus, a Primeira Cruzada partiu em 1096.

Os participantes da Primeira Cruzada iniciaram sua batalha sitiando várias cidades até alcançarem o seu destino final. Os cruzados passaram por várias privações, incluindo a falta de comida e de água potável.

Em 1097, cerca de 10 mil pessoas estavam em Constantinopla, prontas para ir até Jerusalém. Distribuídos em pequenos exércitos, os cruzados conquistaram as cidades de Nicéia e Antioquia. Em seguida, avançaram sobre Jerusalém e derrotaram os muçulmanos.