Que Dia é Hoje?

1/9/1939
Início da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial é o conflito armado mais importante da humanidade. Custou a vida de cerca de 2% da população mundial da época (morreram cerca de 55 milhões de pessoas, civis em sua maioria).

Começou em 1 de setembro de 1939 (porém, na Ásia, desde 1937, Japão e China já estavam em guerra) e terminou oficialmente em 2 de setembro de 1945. O conflito opôs dois grupos: os Aliados e o Eixo. As três potências do Eixo foram Alemanha, Itália e Japão. Outros países que fizeram parte desse grupo foram Eslováquia, Finlândia, Hungria, Romênia, Bulgária, Croácia e Tailândia.

As potências Aliadas eram França e Reino Unido. As agressões do Eixo colocaram na guerra, no lado dos Aliados, Polônia, Dinamarca, Noruega, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Iugoslávia e Grécia. Também participaram os países da Commonwealth, Austrália, Canadá, África do Sul e Nova Zelândia. A união do Eixo com o Japão propiciou a aliança da China com os Aliados. A URSS entrou na guerra após um ataque alemão e os EUA, após o ataque japonês a Pearl Habor.

Conteúdos relacionados
» Antecedentes da Segunda Guerra Mundial