Que Dia é Hoje?

16/1/1547
Ivan, o terrível é coroado como o primeiro czar da Rússia
Ivan IV ou Ivan, o Terrível (1530-1584), grão-duque de Moscou, o primeiro governante russo a assumir formalmente o título de czar.

Ivan sucedeu seu pai, Vasily III, que morreu em 1933, sob a regência de sua mãe. Quando ela morreu, a regência foi alternada entre vários boiardos. O governo boiardo terminou em 1546, quando Ivan anunciou sua intenção de se tornar czar, sendo coroado em 1547.

Como czar, Ivan estabeleceu a autocracia czarista. Nos primeiros anos de seu reinado, ele reduziu os poderes autoritários dos governadores boiardos nas províncias, transferindo suas funções a oficiais localmente eleitos. A antiga formação do conselho dos boiardos foi substituída por um "conselho escolhido", constituído por membros selecionados pelo czar.

Em 1566, Ivan convocou o que, provavelmente, foi o primeiro conselho geral do reino, composto por representantes de diferentes posições sociais, incluindo comerciantes e a baixa nobreza. Após reorganizar o exército, Ivan conquistou Kazan e Astrakhan, inaugurando a expansão russa para lesta. A conquista da Sibéria pelo cossaco Yermak ocorreu no fim de seu reinado.

Na guerra contra a Polônia e a Suécia, ele foi inicialmente bem sucedido, mas acabou sendo derrotado. Os tratados de paz o forçaram a renunciar aos territórios conquistados e a ceder um território adicional a Suécia.

Nos anos posteriores, o caráter tirânico de Ivan aumentou. Muitos boiardos foram exilados ou executados. Os ataques de raiva se alternavam com períodos de arrependimento e oração. Em um de seus ataques, ele matou seu filho e herdeiro, Ivan. O czar morreu no dia 18 de março de 1584.