Que Dia é Hoje?

23/1/1950
Jerusalém torna-se a capital de Israel

Jerusalém está localizada nas Montanhas da Judeia, entre o mar Mediterrâneo e o Mar Morto. A cidade histórica é um local sagrado para as três religiões monoteístas: o judaísmo, o islamismo e cristianismo. Por isso, a cidade sempre foi marcada por invasões, destruições, êxodos e retornos do povo judeu.

Durante a primeira guerra mundial, Israel ocupou a parte ocidental de Jerusalém, enquanto o oriente era dominado pelos jordanianos. Com isso, foi assinado o armistício entre Israel e Jordânia, reconhecendo a soberania de cada um sobre os territórios ocupados.

No dia 23 de janeiro de 1950, portanto, Jerusalém torna-se a capital de Israel. Atualmente, ela é a maior cidade do Estado de Israel, com 125,1 km². As línguas faladas são o hebraico e árabe, no entanto, o inglês e francês são amplamente utilizados nos pontos turísticos.

O Muro das Lamentações é um dos locais mais visitados na região. O monumento, data do século 2 a.C., é um lugar sagrado para os judeus, onde eles choram, rezam e fazem pedidos escritos em pedaços de papel que são colocados nas frestas das pedras.
 

Conteúdos relacionados
» Conflitos entre árabes e israelenses